Programação

Programação
Dia 24 de setembro

16h - Credenciamento
18h - Abertura do Evento
18h30 - Conferência de Abertura: Texto Literário, Interdisciplinaridade e correspondência das Artes (Prof. Dr. Joel Cardoso - UFPA)
19h30 - Apresentação Cultural

Dia 25 de setembro

8h30 - Minicursos
10h - Intervalo
10h30 - Minicursos
12h - Intervalo para Almoço
14h - Palestra 1 - Literatura Portuguesa Contemporânea (Prof. Dr. Gerson Luiz Roani - UFV)
15h - Palestra 2 - A Mulher Negra na Literatura Norte-Americana (Profa. Dra. Dolores Aronovich Agüero - UFC)
16h - Intervalo
16h30 - Sessão de Comunicação (Literatura)
17h30 - Sessão de Pôsteres
18h30 - Noite do Cinema (Prof. Dr. Joel Cardoso)

Dia 26 de setembro

8h30 - Minicursos
10h - Intervalo
10h30 - Minicursos
12h - Intervalo para Almoço
14h - Palestra 3: Aprender a Aprender Línguas Estrangeiras no século XXI (Profa. Dra. Walkyria Magno e Silva - UFPA)
15h - Palestra 4: Internet e ensino-aprendizagem da língua portuguesa: interação, motivação e construção colaborativa do conhecimento (Prof. Dra. Ana Lygia Almeida Cunha - UFPA)
16h - Intervalo
16h30 - Sessão de Comunicação (Linguística)
18h - Apresentação da ABRALIN
18h30 - Mesa Redonda: Apresentação de Projetos, Avaliação do Evento e Ações Prospectivas
19h30 - Apresentação Cultural


Sessões de Comunicação
Literatura (25/09 às 16h30)
Linguística I (26/09 às 16h30)
Linguística II (26/09 às 16h30)
“Deleitoso este livro neste inverno”: dos ensinamentos de Pound às relações poéticas entre Faustino e Whitman (Dayana Crystina Barbosa de Almeida)
Circuito curricular mediado por gêneros: práticas de leitura e análises linguística (Vera Barros Brandão Rodrigues Garcia)
Intervenções pedagógicas no ensino de Língua Inglesa mediadas pelo computador (Breno de Campos Belém)
História da literatura na Amazônia e a diferença (Josiclei de Souza Santos)
Gêneros do discurso como eixo das aulas de Língua Portuguesa: reflexões sobre planejamentos elaborados por professores em formação continuada (Michele Freitas Gomes de Vargas)
Dramatização como estratégia motivacional no ensino de línguas estrangeiras (Suellen Cordovil da Silva)
Letramento literário na escola: um estudo comparado entre o discurso oficial e a prática docente (Daniely Silva)
Letramentos na escola orientados por um circuito curricular mediado por gêneros: prática de produção e análise linguística (Seane Oliveira Xavier Bezerra)
A flutuação da motivação na aprendizagem de alunos de graduação em Letras Língua Inglesa (Marcus Alexandre Carvalho de Souza)

Perfil das salas de leitura do município de Marabá: propostas e melhorias (Marluce Cunha Rodovalho Caetano)
Abordagens teóricas sobre variação linguística e o ensino de Língua Portuguesa (Flávia Marinho Lisbôa)

Livro e leitura: construindo um programa de intervenção na cidade marabá (Eliane Pereira Machado Soares)
Protocolos da leitura e aplicabilidade em sala de aula (Jurema do Socorro Pacheco Viegas)


Letramento, linguagem e inclusão: um estudo sobre dislalia em Maurício de Sousa (Ivan Vale de Sousa)


 Sessão de Pôsteres
  • ·     Atitudes e comportamentos linguísticos entre Gavião / Akrätikatêjê (Alanny Correa Lima)
  • ·     Narrativas de professores: da apropriação à produção de conhecimentos na constituição de identidades de professores do campo (Ana Caroline da Silva Souza)
  • ·     Mitos dos acadêmicos de Letras/Inglês da UNIFESSPA sobre o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa (Dayse dos Santos Silva Leal)
  • ·     Prática no ensino médio em Língua e Literatura (Edinalva Moraes Mano e Joelma Magalhães Pellizzaro Souza)
  • ·     Análise multimodal de desenhos animados japoneses (Evandro Leonardo da Conceição Pereira Lima)
  • ·     A variação linguística no livro didático de Língua Inglesa do ensino fundamental utilizado em escola pública de Marabá Pará (Najara Souza Santos)
  • ·     Reflexões acerca da importância dos clássicos universais nas práticas de leitura infantil (Regina Costa Nunes Andrade)