Programação
Dia 24 de setembro
16h - Credenciamento
18h - Abertura do Evento
18h30 - Conferência de Abertura: Texto Literário,
Interdisciplinaridade e correspondência das Artes (Prof. Dr. Joel
Cardoso - UFPA)
19h30 - Apresentação Cultural
Dia 25 de setembro
8h30 - Minicursos
10h - Intervalo
10h30 - Minicursos
12h - Intervalo para Almoço
14h - Palestra 1 - Literatura Portuguesa Contemporânea (Prof.
Dr. Gerson Luiz Roani - UFV)
15h - Palestra 2 - A Mulher Negra na Literatura Norte-Americana (Profa.
Dra. Dolores Aronovich Agüero - UFC)
16h - Intervalo
16h30 - Sessão de Comunicação (Literatura)
17h30 - Sessão de Pôsteres
18h30 - Noite do Cinema (Prof. Dr. Joel Cardoso)
Dia 26 de setembro
8h30 - Minicursos
10h - Intervalo
10h30 - Minicursos
12h - Intervalo para Almoço
14h - Palestra 3: Aprender a Aprender Línguas Estrangeiras no
século XXI (Profa. Dra. Walkyria Magno e Silva - UFPA)
15h - Palestra 4: Internet e ensino-aprendizagem da língua
portuguesa: interação, motivação e construção colaborativa do conhecimento (Prof. Dra.
Ana Lygia Almeida Cunha - UFPA)
16h - Intervalo
16h - Intervalo
16h30 - Sessão de Comunicação (Linguística)
18h - Apresentação da ABRALIN
18h30 - Mesa Redonda: Apresentação de Projetos, Avaliação do Evento e
Ações Prospectivas
19h30 - Apresentação Cultural
Sessões de Comunicação
Literatura (25/09
às 16h30)
|
Linguística I
(26/09 às 16h30)
|
Linguística II
(26/09 às 16h30)
|
“Deleitoso
este livro neste inverno”: dos ensinamentos de Pound às relações poéticas
entre Faustino e Whitman (Dayana Crystina Barbosa de Almeida)
|
Circuito
curricular mediado por gêneros: práticas de leitura e análises linguística (Vera
Barros Brandão Rodrigues Garcia)
|
Intervenções
pedagógicas no ensino de Língua Inglesa mediadas pelo computador (Breno de Campos
Belém)
|
História da literatura na Amazônia e a diferença (Josiclei de Souza Santos)
|
Gêneros
do discurso como eixo das aulas de Língua Portuguesa: reflexões sobre
planejamentos elaborados por professores em formação continuada (Michele Freitas
Gomes de Vargas)
|
Dramatização
como estratégia motivacional no ensino de línguas estrangeiras (Suellen Cordovil
da Silva)
|
Letramento
literário na escola: um estudo comparado entre o discurso oficial e a prática
docente (Daniely Silva)
|
Letramentos
na escola orientados por um circuito curricular mediado por gêneros: prática
de produção e análise linguística (Seane Oliveira Xavier Bezerra)
|
A
flutuação da motivação na aprendizagem de alunos de graduação em Letras Língua
Inglesa (Marcus Alexandre Carvalho de Souza)
|
|
Perfil
das salas de leitura do município de Marabá: propostas e melhorias (Marluce Cunha
Rodovalho Caetano)
|
Abordagens
teóricas sobre variação linguística e o ensino de Língua Portuguesa (Flávia
Marinho Lisbôa)
|
|
Livro e leitura: construindo
um programa de intervenção na cidade marabá (Eliane Pereira Machado Soares)
|
Protocolos
da leitura e aplicabilidade em sala de aula (Jurema do Socorro Pacheco
Viegas)
|
|
|
Letramento,
linguagem e inclusão: um estudo sobre dislalia em Maurício de Sousa (Ivan
Vale de Sousa)
|
Sessão de Pôsteres
- · Atitudes e comportamentos linguísticos entre Gavião / Akrätikatêjê (Alanny Correa Lima)
- · Narrativas de professores: da apropriação à produção de conhecimentos na constituição de identidades de professores do campo (Ana Caroline da Silva Souza)
- · Mitos dos acadêmicos de Letras/Inglês da UNIFESSPA sobre o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa (Dayse dos Santos Silva Leal)
- · Prática no ensino médio em Língua e Literatura (Edinalva Moraes Mano e Joelma Magalhães Pellizzaro Souza)
- · Análise multimodal de desenhos animados japoneses (Evandro Leonardo da Conceição Pereira Lima)
- · A variação linguística no livro didático de Língua Inglesa do ensino fundamental utilizado em escola pública de Marabá Pará (Najara Souza Santos)
- · Reflexões acerca da importância dos clássicos universais nas práticas de leitura infantil (Regina Costa Nunes Andrade)