A inscrição no evento dará direito à inscrição em um dos minicursos apresentados abaixo. A inscrição nos minicursos acontecerá no momento do credenciamento.
MINICURSO 1
Tema: Cinema e literatura: trânsitos intersemióticos
Resumo: Cinema e Literatura, artes essencialmente narrativas, são textos distintos. O primeiro, desde a sua criação há pouco mais de cem anos, sempre manteve com a Literatura, arte milenar, um diálogo muito próximo. Para além de juízos e critérios (principalmente de valores) amplamente formulados a respeito das adaptações de obras literárias à linguagem híbrida do cinema, desde o início do século XX, as correlações entre as duas modalidades artísticas exigiram novos posicionamentos crítico-teóricos quanto às formas de recepção. No mundo contemporâneo, marcado por tecnologias cada vez mais sofisticadas, pelo excesso de informações, estabeleceu-se uma via de mão dupla e de longo alcance entre as duas artes, que exigem reflexões mais pontuais, sobretudo, sobre os modos de narrativização. O curso, ainda que de forma sucinta, reflete sobre algumas das muitas relações que se estabelecem entre os textos literário e cinematográfico, tendo em vista principalmente formas de recepção que facultem possibilidades de abordagem no ensino de ambas as artes.
MINICURSO 2
Tema: Narrativas e diários de aprendizagem como instrumentos para aprender a aprender
Resumo: Neste mini curso serão
conceituados tanto narrativas e quanto diários de aprendizagem como
instrumentos para se investigar a própria trajetória enquanto aprendente de uma
língua estrangeira. Os participantes escreverão suas narrativas para depois
refletirem sobre elas. Em um segundo momento aprenderão a elaborar diários que
sirvam como guias reflexivos para potencializar sua aprendizagem.
MINICURSO 3
Tema: Irony in Lolita, the novel and its two film versions
Ministrante: Profa. Dra. Dolores Aronovich Agüero
Resumo: This minicourse will analyze how irony, such an important feature in Vladimir Nabokov's masterpiece Lolita, is transposed to the screen. The novel was adapted to the cinema twice: in 1962, by Stanley Kubrick, and in 1997, by Adrian Lyne, with very different results. We will mainly be looking at irony, narrative, characterization, dialogue, and film adaptation. I recommend that students read the novel Lolita and watch the two films, even though parts of the movies will be shown in class.
MINICURSO 4
Tema: Gêneros textuais digitais no ensino-aprendizagem da língua portuguesa
Ministrante: Profa. Dra. Ana Lygia Almeida Cunha
Resumo: O trabalho com gêneros textuais que circulam na Internet, chamados digitais, representa um grande desafio para o professor que, diferentemente de seus alunos, é um imigrante digital, pois teve que aprender uma nova linguagem e se adaptar a novas formas de interação. o minicurso propõe a reflexão sobre as implicações do atendimento às orientações dos PCN de Língua Portuguesa no que diz respeito ao trabalho com gêneros textuais digitais.
MINICURSO 5
Tema: Audiovisual, novas mídias e cibercultura: surge uma nova sala de aula
Resumo: A pós modernidade configura-se como um tempo complexo, contraditório e líquido (vide Baumam); pensar a escola, especificamente a sala de aula em suas inúmeras possibilidades como espaço de observação/atuação/integração de múltiplas linguagens tem sido um profícuo desafio semiótico e pedagógico ao qual inúmeros profissionais da educação têm empreendido esforços diversos no que tange à otimização do referido espaço e seus serviços. O minicurso apresenta ainda proposta diretiva de práticas educativas, discute recortes como arte-educação, literatura e seus desdobramentos em cinema, o texto coreográfico, música eletrônica e grafismo, bem como a linguagem percebida a partir da concepção sígnica da semiose Peirceana, ocasionando um salutar entrelaçamento entre ensino, linguística e modernidade.
MINICURSO 6
Tema: Caminhos para a prática da leitura e interpretação de textos
em língua inglesa
Ministrante: Prof. Me. Breno de Campos Belém
Resumo: Algumas dificuldades têm sido encontradas no cenário escolar para a efetivação de práticas de ensino que estabeleçam a integração proposta para o ensino de línguas estrangeiras no que concerne a proficiência dos alunos em leitura e interpretação de textos em língua inglesa. Tendo como base as exigências dos exames para o ingresso em universidades, que focalizam mais na habilidade de leitura e interpretação de texto,esta minicurso objetiva demonstrar, por meio de tarefas, de que maneira o professor pode tentar amenizar tais dificuldades, apontando possíveis técnicas de leitura: o skimming, o scanning, a compreensão de elementos macro e micro textual, sendo estes verbais e não-verbais. Além disso, alguns aspectos da língua serão apresentados a fim de auxiliar a compreensão do texto, como o processo de formação das palavras por prefixação e sufixação, cognatos e falsos cognatos, bem como serão apresentadas algumas das palavras mais comuns utilizadas na língua inglesa.